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Originada na Grécia há mais de três mil anos, a Esgrima foi retratada em trechos da Bíblia através de passagens que se referem a espadas, além de inscrições datadas em 1170 a.C., na qual mostravam homens com espadas pontiagudas lutando entre si. Antes de se tornar um esporte, a Esgrima era uma forma de combate. Esgrima.

Na antiguidade existiam escola de gladiadores, na qual aprendia-se golpes e também formava os doctore armarum, os quais faziam aparições públicas demonstrando suas habilidades de combate. O nome Esgrima originou-se do alemão skirmjan que significa proteger. Deixou de ser apenas uma arma de combate para se tornar um esporte, cujo objetivo é tocar o oponente com a ponta de sua espada, sem ser tocado. O aprimoramento deste esporte caracterizou três modalidades, Sabre, Espada e Florete. O que as diferencia são; o funcionamento, formato da lâmina e partes do corpo que podem ser tocadas.

A modalidade do Sabre é ágil, porém violenta. Possui uma lâmina tão flexível que exige bastante rapidez e preparo físico do atleta. São duelos rápidos, nos quais o toque é feito também com a parte da lâmina e não somente com a ponta. A Espada é utilizada por jogadores com estatura alta e que não possuem tanta agilidade, e pode atingir qualquer parte do corpo do adversário. Possui lâmina mais dura, o que proporciona toques fortes. O Florete é a modalidade mais praticada, com lâmina flexível e leve, proporciona mais leveza ao toque. Pelas suas características, o Florete é utilizado por mulheres e iniciantes no esporte.

O local da prática do Esgrima é conhecido como Pista, com quatorze metros de comprimento e um metro a dois de largura. O praticante deste esporte é chamado de Esgrimista. Se para fugir de um golpe, o atleta sair pela lateral, ainda possui um recuo de um metro, se sair pelo fundo, o oponente ganha um ponto.

A indumentária é um macacão na cor branca, colete para homens e protetor especial para mulheres, máscara protetora e luva na mão que carrega o instrumento. Anteriormente a implantação do sensor eletrônico, a espada deveria ser marcada com tinta, para identificar o local do golpe.

As regras técnicas do Esgrima, orientam que o esgrimistas se cumprimentem antes do início do combate, com um gesto feito com as armas. As competições são separadas por sexo e podem ser em equipes ou individuais. Na modalidade Florete pode-se tocar apenas o tronco e há o “direito de passagem”, que consiste em dar prioridade de ganhar ponto, a quem começar o ataque. Se o ataque for errado ou o adversário defender, perde a vantagem. Se ocorrerem toques simultâneos, nenhum dos atletas pontua. Na Espada pode-se tocar qualquer parte do corpo, em caso de toques simultâneos os dois atletas ganham ponto. No Sabre, pode-se tocar a região da cintura para cima. Na etapa de classificação, é necessário cinco toques ou três minutos para vencer. Nas eliminatórias, são quinze toques ou nove minutos. Atualmente, os esgrimistas tradicionais são franceses, italianos e húngaros.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esgrima
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"As provas na ginástica artística são divididas em séries, que são avaliadas por nove árbitros. Dois deles avaliam o valor da partida do atleta enquanto os outros avaliam a execução dos movimentos. Um último árbitro comanda a banca.

Os ginastas recebem duas notas. A primeira é de acordo com a dificuldade da série apresentada pelo atleta, e a segunda é dada de acordo com a execução da série, sendo descontados possíveis erros. As provas são diferentes para homens e mulheres. Os homens realizam as provas da barra fixa, das barras paralelas e o cavalo com alças.

No feminino as provas são barras assimétricas e trave de equilíbrio. Tanto homens e mulheres executam o solo e o salto, sendo que, para homens, esta última é sobre uma mesa a 1,35 m de altura e, para as mulheres, sobre uma mesa a 1,25 m de altura.

Conheça como funciona cada uma das provas:

Salto sobre cavalo: é disputado por homens e mulheres. Nele, os atletas correm por uma pista, pulam em um trampolim, apóiam-se no cavalo (aparelho da ginástica) e fazem movimentos no ar antes de tocarem o chão no outro lado do equipamento. O atleta deve avisar qual salto irá realizar antes de executá-lo, para que seja estabelecido o valor de partida.

Cavalo com alças: somente disputada por homens. Nela, os ginastas devem tocar apenas nas alças do equipamento (que precisam ser paralelas e estar fixadas verticalmente na superfície do aparelho) com as mãos, sem tocar no cavalo, fazendo movimentos circulares com o corpo.

Argolas: também disputada apenas entre os homens. É considerada a prova masculina mais difícil, pois o atleta é obrigado a ficar pelo menos dois segundos em posição vertical ou horizontal ao solo, e as argolas não podem se mexer durante a apresentação. Como elas ficam ao alcance das mãos dos ginastas, não há nenhum tipo de equipamento que os auxilie a iniciar o exercício.

Barra fixa: mais uma prova disputada somente na categoria masculina. Nela, o ginasta tem de se movimentar segurando uma barra fixa, não podendo ficar parado durante a apresentação, sob o risco de ser penalizado com a perda de pontos.

Barras paralelas: disputada somente por homens. Nela, o ginasta deve se apoiar em duas barras paralelas, mas só pode realizar movimentos com uma das mãos tocando as barras.

Trave: disputada somente por mulheres. É considerada a prova feminina mais complicada. Nela, as ginastas ficam em pé e têm de andar sobre uma barra mais larga, devendo executar movimentos sem cair da mesma.

Barras assimétricas: duas barras são posicionadas de forma paralela, e a ginasta deve se movimentar entre elas. Elas iniciam a execução das acrobacias com um salto no trampolim e terminam com um salto no colchão. Toda a performance é avaliada. Solo: disputada por homens e mulheres.

Os homens realizam movimentos sem acompanhamento musical em um intervalo de tempo que varia entre 50 e 70 segundos. Já a apresentação feminina, cuja duração vai de 70 a 90 segundos, acontece com uma música de fundo."
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"A Ginástica Rítmica Desportiva – ou GRD – é um esporte que encanta a quem assiste. Muito conhecida pelas apresentações com fita, poucas pessoas sabem o nome desse esporte ou que ele é praticado com outros instrumentos além da fita.

A história da Ginástica Rítmica remete a uma mistura entre a ginástica tradicional (artística) e a dança. Essa ginástica muito deve ao coreógrafo moderno Émile Jacques Dalcroze, seu aluno Rudolf Bode e a bailarina Isadora Duncan. Dalcroze desenvolveu uma técnica que unia movimentos ginásticos ao ritmo, trabalho que foi aperfeiçoado posteriormente por Bode. Isadora Duncan carregou essa técnica à ex-URSS e passou a ensiná-la como modalidade independente das artes. Paralelamente ao trabalho de Duncan, Heinrich Medeau, alemão, anexou aos elementos rítmicos corporais alguns aparelhos, como o arco, a bola e a maça.

Foi apenas em 1961 que esse tipo de ginástica foi incorporado à FIG – Federação Internacional de Ginástica – e em 1963 foi organizado o primeiro campeonato mundial dessa modalidade. No entanto, foi apenas em 1975 que os movimentos rítmicos com aparelhos foram denominados de Ginástica Rítmica Desportiva. Esse esporte ganhou visibilidade mundial a partir de sua inserção nos jogos Olímpicos: em 1984 foi incluído como modalidade individual, e em 1996, também em categoria coletiva. As regras oficiais indicam que o tablado para as provas deve ter a área de 14m X 14m, feito de material que seja capaz de amortecer quedas e, ao mesmo tempo, de impulsionar os saltos das atletas.

São cinco os aparelhos utilizados na prática da Ginástica Rítmica:

1) Bola: Feita de borracha ou material sintético, apresenta massa mínima de 400 gramas e deve ter diâmetro entre 18 e 20 centímetros. Os movimentos corporais mais comuns durante o trabalho com a bola são ondas, movimentos em oito e rolamentos com a bola no chão e ao longo do corpo;

2) Arco: Feito de madeira ou plástico, o arco apresenta massa mínima de 300 gramas e diâmetro interior entre 80 e 90 centímetros. Movimentos mais comuns com esse aparelho incluem balanços, rolamentos, rolos, lançamentos e recuperações, giros e manejos do arco ao redor do pulso e de outras partes do corpo;

3) Fita: Possui uma vareta feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 cm, medindo entre 50 e 60 centímetros de comprimento. Afixada nessa vareta deve haver uma fita de cetim com aproximadamente 5 centímetros de largura, e com seis metros de comprimento. Além disso, esse equipamento deve ter massa mínima de 35 gramas. Movimentos mais comuns para a fita são espirais, movimentos em oito, círculos, recuperação e lançamento. Um detalhe muito importante é o de que a fita deve permanecer constantemente em movimento durante a apresentação;

4) Maças: São feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas. Balanços, lançamentos e recuperações, círculos e batidas rítmicas estão entre os movimentos mais comuns;

5) Corda: Seu tamanho deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de material sintético. Movimentos mais comuns com o uso da corda como aparelho são os balanços, as rotações, movimentos em oito, lançamentos e recuperações.

As provas nas competições de GRD podem ser disputadas individualmente ou em grupo. As individuais têm duração de 75 segundos para cada um dos quatro aparelhos apresentados. Digo quatro aparelhos porque a cada dois anos um aparelho é excluído da lista e outro reintegrado. Por outro lado, as provas coletivas são compostas por cinco atletas e têm duração de 150 segundos.

São disputadas duas provas: uma em que as cinco atletas se utilizam do mesmo aparelho e outra em que são usados dois aparelhos diferentes."
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"A ginástica de trampolim é, dentre as ginásticas, a menos conhecida como esporte. Por outro lado, é bastante conhecida como um elemento do circo. O que pouca gente sabe é que existe até Federação Internacional. Vamos conhecê-la!

Popularmente, o trampolim acrobático é associado à cama elástica, e é bastante encontrado em áreas de lazer infantis, como shopping-centers e buffets. Inspirado na cama elástica presente na prática circense, a ginástica de trampolim é um esporte que foi criado nos Estados Unidos, no início do século XX.

A ginástica de trampolim, até 1998, tinha um órgão específico para organizar a modalidade e suas comeptições: a Federação internacional de Trampolim (FIT). No entanto, a partir de 1999, o trampolim passou a ser de comando da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que também organiza as ginásticas artística e rítmica desportiva.

Apenas há pouco tempo é que o trampolim acrobático ganhou lugar nos jogos Olímpicos: sua aparição ocorreu apenas nas olimpíadas de Sydney, em 2000. Ucrânia, Canadá, Rússia, China, Alemanha e Uzbequistão foram os países que conquistaram medalhas olímpicas dessa modalidade até o momento, englobando as categorias masculina e feminina.

Em uma competição de ginástica de trampolim, o atleta deve apresentar uma sequência composta por vinte movimentos técnicos. Os movimentos executados são saltos mortais, duplos, quádruplos e acrobacias variadas e a altura atingida durante os saltos atinge até seis metros. O equipamento utilizado nesse esporte é o trampolim.

Sua estrutura é de um suporte de tipo elástico, recoberto por uma rede com seis milímetros de espessura. A área do trampolim é de 5,05 metros de comprimento por 2,91 metros de largura e a rede fica 1,55 metros de altura.

As medidas da rede são de 4,28 metros de comprimento por 2,14 metros de largura. A zona de salto, nessa rede, é bem mais restrita do que a área total dela, e apresenta as seguintes dimensões: 2,15 metros de comprimento por 1,08 metros de largura.

Movimentos fundamentais da ginástica de trampolim:

- Front: mortal para frente;
- Front Full: mortal para frente com uma pirueta;
- Full: mortal para trás com uma piruta;
- Back: mortal para trás;
- Barani: mortal para frente com meia volta; - Cody: mortal para trás partindo da posição frontal; - Side: mortal de lado;
- Round-off: rodante; - Handspring: salto com as mãos para trás, ou “flic”;
- Wipe-out: queda.

Esses são apenas alguns dos movimentos possíveis de o atleta executar em uma série. A avaliação da série apresentada se dá pela banca de arbitragem.
São oito árbitros que se dividem em três funções: o juiz central; dois juízes observam o grau de dificuldade; e cinco juízes são responsáveis pela avaliação da execução.

No Brasil, a ginástica de trampolim pode ser praticada em clubes que se dediquem à prática da ginástica. Infelizmente, em razão do alto custo do equipamento e a locais adequados para sua instalação, essa modalidade não é trabalhada na disciplina de Educação Física escolar."
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